THERE'S NOTHING YOU CAN MAKE THAT CAN'T BE MADE.

THERE'S NOTHING YOU CAN MAKE THAT CAN'T BE MADE.

domingo, 11 de abril de 2021

Minhas sementes de pimenta malagueta

Sempre admirei regiões que possuíam um vasto contato com a natureza. Olhava fascinada para imensidões e lugares que me trouxessem a percepção de estar conectada com o todo. 
Já ganhei flores e plantas que eu mesma, as vezes por descuido, me esquecia de regar.
Nunca me julguei muito capaz dessa responsabilidade - o que de fato é contraditório já que me vejo como um ser humano que sempre apreciou o cuidado com a vida e os detalhes que implicam nisso.
Estabelecendo um processo de renovação e autorreconhecimento que exigiria de mim muito mais do que eu estava habituada até então, decidi que plantaria mudas de pimenta malagueta.
A escolha para a semente foi praticamente aleatória. Eu não sou o tipo de pessoa que ama apimentar a comida ou que tem essa como iguaria preferida. Mas, por orientação e em vista de minha total falta de noção para um plantio, entendi que essa seria a melhor opção.
Obviamente, tive uma pequena ajuda do meu pai - homem que passa boa parte de seu tempo cultivando canários e cuidando de todas as plantas que compõem a sacada da casa onde vivemos atualmente.
Fui incumbida de regar minhas sementes todos os dias, sem exceção.
Aproveitei também para incumbir à mim mesma a tarefa de regar o restante de todas as plantas que temos por aqui.
Assumi que pela minha total falta de experiência, as sementes poderiam não vingar. Que apesar de meu incontável esforço para dar-lhes vida, eu precisaria também ser gentil com a natureza e comigo mesma acompanhando generosamente cada detalhe.
E essa foi uma das minhas pequenas-grandes lições.
Plantar uma muda de pimenta malagueta exigiria de mim uma paciência que, sinceramente, eu talvez nunca tivesse exercitado de fato. A germinação não levaria o tempo que eu gostaria, levaria o tempo que precisasse. 
Mesmo que eu quisesse, jamais poderia acelerar esse processo. 
Tudo o que me cabia para aquele momento era dar àquelas sementes a água, o sol, o amor e o espaço que necessitavam. O resultado viria dia após dia e eu sequer poderia me frustrar caso não enxergasse uma evolução tão efetiva.
Em dados momentos, percebi a terra do vaso ligeiramente seca. Imaginei que não estivesse boa o suficiente, e meu pai - como bom entendedor de plantas - me pediu que apenas esperasse.
Acordei hoje e fui até às minhas tão desejadas sementes. Enquanto as regava, eu vi os primeiros quatro brotos já formados, iniciando um processo de crescimento que acabou levando menos tempo do que o que eu julguei necessário.
Gritei aos meus pais que subissem até a sacada para ver.
Quando minha mãe analisou o vaso e confirmou que as sementes de fato estavam brotando, eu chorei copiosamente.

Finalmente me vi aprendendo a respeitar o tempo das coisas.



Nenhum comentário: