THERE'S NOTHING YOU CAN MAKE THAT CAN'T BE MADE.

THERE'S NOTHING YOU CAN MAKE THAT CAN'T BE MADE.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Nos bastidores todo mundo se ama

"Pra começar o jogo é preciso, antes de tudo, de um inimigo. Você acha que o mundo tá cheio de inimigos? Escolhe um. Em poucos minutos você vai estar sentada com ele num bar e vocês vão se entender..." - Trecho da série "A menina sem qualidades".

Alex disse a Ana que só o inimigo artificial é o inimigo de verdade. E, de fato, ele tinha razão.
Grande parte das nossas implicâncias são baseadas em tudo o que criamos para que haja pequenos atritos. A vida sem atritos parece completamente irreal. E nós precisamos provar a nós mesmos que estamos vivendo. Nos certificar de manter o equilíbrio entre o bem e o mal. E acreditar cegamente que fazemos parte da primeira opção dentre essas duas.
Por isso nos apegamos a detalhes insossos e pouco relevantes, sem compreender a verdade do outro. Muitas vezes, apenas considerando o que a nossa personalidade aprendeu a detestar.
Você sabe que sim. Você certamente já fez isso em algum momento da sua vida real.
A servente da cantina que insiste em te medir. O rapaz do 20º andar que exala um ar exclusivo de arrogância. A garota que encantou sua paixonite juvenil e por quem te fez ser trocado sem hesitar. A vizinha da sua tia, que por alguma razão faz cochichos estranhos quando te vê chegando. O amigo que parou de responder suas mensagens após uma breve discussão.
O inimigo é inimigo. É também amigo. É também um universo inteiro que você, por orgulho e soberba, prefere ignorar. O inimigo pode se parecer com você.
O inimigo pode simplesmente ser você.
Sem que você saiba. Sem que corresponda. Sem que possa fugir de ser considerado o inimigo de alguém.
Nós somos nossos próprios inimigos, nessas versões tortas que criamos do que deveria ser a vida real. A verdade é que essa mesma vida parece um filme, e enxergá-la como deve ser, faz parecer com que ela de fato aconteça nos bastidores, onde todo mundo realmente tem algo em comum e coragem suficiente para assumir isso.
E é nos bastidores que todo mundo se ama.

Nesse momento, nos bastidores, você pode estar abraçado com seu inimigo. Ou, de mãos dadas com ele.

Nenhum comentário: